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David Ausubel Aprendizagem Significativa

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Mensagem por Neide Barbosa Qua Set 27, 2017 12:23 am

Olá pessoal,
Vamos continuar falando sobre Ausubel e a aprendizagem Significativa aqui neste fórum.
Fale um pouco do seu entendimento da Teoria da Aprendizagem Significativa.

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Mensagem por Helen Santos Qua Set 27, 2017 11:33 pm

Em meio aos debates e discussões em sala de aula acerca da Aprendizagem Significativa de Ausubel é notório que essa aprendizagem é a ideia, o foco principal de sua teoria. A aprendizagem significativa envolve a relação/interação de uma nova informação obtida pelo sujeito com uma estrutura de conhecimento específico. Esse conhecimento específico é definido como "subsunçor", ou seja, o conhecimento prévio que o indivíduo já possui. Em suma, a Aprendizagem Significativa de Ausubel tem por objetivo explicar o processo de assimilação que acontece com a criança na medida em que o seu conhecimento é constituído, e isto, por meio de seu conhecimento prévio.

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David Ausubel Aprendizagem Significativa Empty APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Mensagem por Leidiane Pereira da Silva Qui Set 28, 2017 2:59 pm

Em relevância de toda sua teoria,Ausubel mostra como "metodologia" o subsunçor uma maneira
digamos estratégica de usar  conhecimentos  cognitivos  já existentes no  aluno para que este absorva  conhecimentos novos sem descartar o  que  ele já sabe,e nem  sofra   com o acúmulo de   idéias   aleatórias  sem   que   para ele não tenha  sentido.  Uma vez que o professor usa
de subsunçor ao seu favor ele tem toda estrutura cognitiva do aluno como ferramenta para melhorar a orientação educativa do mesmo.

Leidiane Pereira da Silva

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Mensagem por Neide Barbosa Sex Set 29, 2017 12:43 am

Olá  Helen e Leidiane parabéns! Pelo acesso e pelas respostas ao fórum. De fato a importância  de Ausubel no desenvolvimento e Aprendizagem Humana é  bastante substancial e também na formação dos professores.
Continuem postando!

Neide Barbosa
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Mensagem por Nathália Oliveira da Silv Sex Set 29, 2017 3:00 pm

Diante do que foi observado e debatido em sala de aula pode-se afirmar que a aprendizagem significativa é defendida por Ausubel como um meio ao qual o indivíduo processa novas informações através do "subsunçor" baseadas naquilo que ele já sabe, mas não somente isso, essa aprendizagem produz uma evolução na informação recebida, resultando em significado e relevância no que está sendo aprendido.

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Mensagem por Antonia Katiana de Lima Sáb Set 30, 2017 10:35 am

Diante do texto lido e dos debates em sala, é notável que a aprendizagem significativa é de suma importância para o aluno, pois é através dessa aprendizagem que ele consegue armazenar as informações, criando assim os "subsunçores", facilitando aprendizagens futuras. Para Ausubel, a aprendizagem do aluno depende da estrutura cognitiva, pois ela irá relacionar previamente as novas informações com o que ele já tem como pré conhecimento. Quando o aluno não tem essa aprendizagem, ele acaba não tendo um bom rendimento escolar, pois ele acaba esquecendo o que já foi ensinado e não assimila o que está sendo informado mesmo já tendo tido um conhecimento sobre determinado assunto.

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Mensagem por Neide Barbosa Sáb Set 30, 2017 7:18 pm

Muito bom Katiana, sua análise está perfeita. De fato sem um conteúdo significativo não tem como haver interesse do aluno!
Parabéns!

Neide Barbosa
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Mensagem por emylly.oliveira Dom Out 01, 2017 12:28 pm

Para Ausubel a aprendizagem significativa acontece pela interação de conteúdos novos com conteúdos que as crianças já carregam consigo. Dessa forma elas conseguem absorver as informações e assim começam a criar os subsunçores que são de muita importância para o seu aprendizado futuro.

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David Ausubel Aprendizagem Significativa Empty Aprendizagem Significativa- David Asubel

Mensagem por Andréa Citó Citó Dom Out 01, 2017 3:43 pm

Segundo David Asubel, a aprendizagem significativa consiste em utilizar o conhecimento prévio do aluno juntamente aos conteúdos dos quais se usam as seguintes ferramentas: transformar, discutir, experimentar, definir, compreender e receber. O educador ensina uma aprendizagem de mudança trazendo os ensinamentos para realidade dos educandos, ou seja, observar em que ponto de conhecimento o aluno se encontra para então customizar o conteúdo de acordo com cada um deles. Ainda mais, sempre encontramos em qualquer aluno um conjunto de experiências e conhecimentos já aprendidos, e estes conhecimentos pré-existentes, são a plataforma que deve ser usada pelo professor para avançar.

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Mensagem por Rafael Bernardo Qua Out 04, 2017 1:38 pm

Bem, para Ausubel os professores deveriam estudar seus alunos antes de passar qualquer atividade para saber a quantidade de informação que seu aluno traz na bagagem. contudo, realmente existem casos de professores que acabam assustando seus alunos com o número de informações passada, fazendo com que a criança não entenda e o professor (a) acaba perdendo a paciência. Ausubel deixa claro que os princípios da aprendizagem apresentam um marco para o desenvolvimento de ferramentas metacognitivas que permitem conhecer a organização da estrutura cognitiva do aluno, na qual permite que o aluno tenha melhor orientação nas ações educativas. Ausubel fala também que as crianças não tem a mente vazia, que todas tem capacidades de pensar e opinar em sala de aula.

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Mensagem por Kelly Natasha Qui Out 05, 2017 6:36 am

Bom dia!!
A aprendizagem significativa segundo Ausubel, vem relatar que o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa. Para ele, o ser humano é desta forma, alguém que quanto mais sabemos, mais aprendemos. A concepção de ensino e aprendizagem que Ausubel realiza sua teoria, segue uma linha oposta à dos behavioristas. Para ele, aprender significativamente é ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental.

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Mensagem por Pedro Lucas Qui Out 05, 2017 12:35 pm

Ao meu ver Ausubel deixa bem claro para aqueles que acreditam que todas as pessoas podem aprender no mesmo ritmo e com a mesma intensidade que não é bem assim, todos podem absorver o que é dado, isso é certo, mas para que a aprendizagem seja significativa é necessário que: 1) o estudante esteja disposto a aprender, 2) que o que vai ser aprendido seja potencialmente significativo. E sobre esse potencial significativo é de suma importância falar que não somos nos educadores que dizemos se é ou não importante, cada aluno tem sua própria filtragem e seleção do que lhe é significativo ou não.

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Mensagem por Beatriz Oliveira Qui Out 05, 2017 5:55 pm

Para Ausubel, a bagagem trazida pelo educando é de grande valor,todos trazem a sua, precisando ser aprimorada no decorrer do ensino aprendizagem. Neste processo as novas informações irão interagir com novos conhecimentos específicos.

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Mensagem por Jeane Qui Out 05, 2017 6:44 pm

Neide Barbosa escreveu:Olá pessoal,
Vamos continuar falando sobre Ausubel e a aprendizagem Significativa aqui neste fórum.
Fale um pouco do seu entendimento da Teoria da Aprendizagem Significativa.

A aprendizagem significativa é aquela aprendizagem que tem seu lado interno e externo, onde ambos estão intercalados para que ocorra a aprendizagem do humano.
Cada um tem seu tempo na aprendizagem uns aprendem mais rápido e outros mais lento temos que respeitar o tempo de aprendizagem de cada um.

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Mensagem por Priscila Maria Qui Out 05, 2017 7:16 pm

Como citado à cima cada indivíduo tem o seu tempo de aprendizagem, uns aprendem mais rápido outros mais lentos e cada um aprende de uma forma diferente e no seu devido tempo.
Muitos aprendem com mais facilidade quando o professor trabalho o lúdico, mais uma aula divertida precisa ser bem instruída para que o conhecimento chegue de forma correta no aluno.

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Mensagem por Mirela Ozanan Qui Out 05, 2017 7:23 pm

A aprendizagem significativa é muito importante pois ela veio para ampliar e reconfigurar ideias já existentes na estrutura mental do aluno e com isso ser capaz de relacionar e acessar novos conteúdos. Ou seja, para Ausubel, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas ideias, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor. Dessa forma, para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário a disposição do sujeito para relacionar o conhecimento, material a ser assimilado com “potencial significativo” e existência de um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva do indivíduo, com subsunçores em suficiência para suprir as necessidades relacionadas. Portanto o educador primeiramente deve sondar o modo de desenvolvimento de cada aluno, para provocar na criança uma aprendizagem significativa. As assimilações podem ser simples, como também utilizar essa mesma experiência com os conceitos mais complexos. Com isso, os modos de ensinar desconectados dos alunos podem ser modificados para a articulação de seus conhecimentos, no uso de linguagens diferenciadas, significativas, com a finalidade de compreender e relacionar os conceitos estudados. Melhorando sem dúvidas o rendimento/desenvolvimento do aluno.

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Mensagem por Rayssa Machado Qui Out 05, 2017 7:59 pm

Bom, creio que o conceito de Ausubel se da ao fenômeno do desenvolvimento de uma informação já adquirida pelo mesmo, tendo assim a associação da ideia e conhecimento que ele já tinha daquele assunto ou informação. O conhecimento do pedagogo sobre a capacidade do seu aluno é importante para o processo pedagógico e desenvolvimento educacional do aluno. Levando em conta a valorização do conhecimento e ideias que o individuo tenha daquela informação. Sendo assim, na minha opnião Ausubel defende que a aprendizagem depende, ocorre e se relaciona a partir do conhecimento, ideias e conceitos que o individuo já tem, a quantidade de informações não são levadas como importantes mas sim a qualificação que aquela informação pode ser influenciável e desenvolvida.

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Mensagem por Thaina Costa Qui Out 05, 2017 8:00 pm

Ausubel baseia na premissa de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se processam para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto para as novas ideias, a aprendizagem significativa é o conceito central da teoria de dele,envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor.

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Mensagem por Keiliane Ferreira Qui Out 05, 2017 8:14 pm

De acordo com as teorias desenvolvidas pelo psicólogo Ausubel, o conhecimento prévio armazenado durante a vida de um indivíduo é um grande influenciador na construção do processo de aprendizagem, ou seja, a estrutura cognitiva junto com as informações novas, resulta em uma interação, gerando um processo associativo de informações, mostrando uma aprendizagem significativa, sendo que esta aprendizagem permita que o aluno aprenda novos conhecimentos ( conceitos, ideias, fórmulas) passando a significar algo para o aprendiz, sendo ele capaz de explicar com suas próprias palavras e de resolver problemas novos

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Mensagem por Elenilza Cariri 1988 Qui Out 05, 2017 8:23 pm

Considerar a estrutura cognitiva da criança é fator primordial para a aprendizagem significativa. Conhecendo essa estrutura, seremos capazes de desenvolver métodos que nos permitirá uma melhor orientação das ações que utilizaremos em sala de aula. As crianças não são seres desprovidos de inteligência mas, carregam em si suas experiências e seus conhecimentos empíricos, vivenciados na primeira sociedade que convivem: a família, vivencias que podemos utilizar em seu favor.

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Mensagem por Francisca Maria De Jesus Qui Out 05, 2017 8:35 pm

Para haver uma aprendizagem significativa a criança precisa ter uma disposição para aprender ,o conteúdo escolar a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo.Cada criança faz a sua filtragem que tem significado ou não para si próprio .

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David Ausubel Aprendizagem Significativa Empty Cada aluno tem seu tempo e sua forma de aprender, é dificil em alguns momentos conseguir respeitar isso em meio a turmas super numerosas que nós temos, não diria nem respeitar, mais ajudar, orientar, fica difícil, acabamos querendo que todos sigam o mesmo

Mensagem por Ayana Gonçalves dias Qui Out 05, 2017 9:22 pm

Jeane escreveu:
Neide Barbosa escreveu:Olá pessoal,
Vamos continuar falando sobre Ausubel e a aprendizagem Significativa aqui neste fórum.
Fale um pouco do seu entendimento da Teoria da Aprendizagem Significativa.

A aprendizagem significativa é aquela aprendizagem que tem seu lado interno e externo, onde ambos estão intercalados para que ocorra a aprendizagem do humano.
Cada um tem seu tempo na aprendizagem uns aprendem mais rápido e outros mais lento temos que respeitar o tempo de aprendizagem de cada um.
Cada aluno tem seu tempo e sua forma de aprender, é dificil em alguns momentos conseguir respeitar isso em meio a turmas super numerosas que nós temos, não diria nem respeitar, mais ajudar, orientar, fica difícil, acabamos querendo que todos sigam o mesmo ritmo.

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Mensagem por Maria de fatima Sex Out 06, 2017 7:27 am

Cada aluno aprende de uma forma diferente cada um ao seu tempo.alguns fatores internos podem atrasar uma criança em sua aprendizagem como por exemplo a dislexia,fatores externos também acarretará na falta de aprendizagem a falta de professores qualificados falta de estrutura familiar, ambientes repressivos falta de afeto familiar e etc.

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Mensagem por Clarisse Casusa Sex Out 06, 2017 10:24 am

Sobre a aprendizagem significativa, entende-se que Ausubel defende que a aprendizagem do aluno depende da estrutura cognitiva previa que se relaciona com a nova informação, ou seja, antes do professor aplicar o conteúdo novo dentro de sala de aula, seria de extrema importância ele preguntar antes o que o aluno sabe daquilo, qual informação contida o aluno possui, para saber quais são os conceitos e proposições que consegue manipular além de seu grau de estabilidade.

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David Ausubel Aprendizagem Significativa Empty Aprendizagem Significativa- Guilherme Nascimento

Mensagem por Guilherme Nascimento Sex Out 06, 2017 11:27 am

Embasado na teoria construtivista de Jean Piaget, onde o indivíduo constrói o desconhecido por meio do conhecido, Ausubel traça como ponto de engrenagem para novos conhecimentos as aprendizagens já estabelecidas na criança, onde por meio delas novos horizontes serão formados de maneira gradativa e processual.

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