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Aprendizagem Humana

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Mensagem por Neide Barbosa Qua Set 20, 2017 11:31 pm

Olá  pessoal, vamos falar aqui dos teóricos da Aprendizagem Humana!
Quero que você diga com qual você mais se identifica e Por que?

Neide Barbosa
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Mensagem por Neide Barbosa Qui Set 21, 2017 6:45 pm

Piaget, Vygotsky e Wallon São os principais teóricos da contemporaneidade por isso estamos trabalhando com eles.
Sua importância para os educadores é bastante significativa ja que suas teoria nos dão um excelente embasamento teórico.

Neide Barbosa
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Mensagem por Nathália Oliveira da Silv Sex Set 29, 2017 2:48 pm

Wallon; Sua teoria veio completar o que estava faltando nas concepções de Piaget e Vigotsky e a mesma é importante pelo fato de ele trazer o aluno de uma forma completa, em sua plenitude para a sala de aula e não somente o físico, o conteúdo, o reproduzir; Suas emoções, sentimentos, afetividade e paixões, tudo isso faz uma enorme diferença se observada e aplicada de forma intencional para o bom desenvolvimento desse aluno.

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Mensagem por Neide Barbosa Sex Set 29, 2017 11:16 pm

Muito bom Nathalia você disse muito bem, Wallon é mesmo o teórico  que veio pra complementar e/ou agregar às demais teorias o que temos de mais humano!
Parabéns!

Neide Barbosa
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Mensagem por Helen Santos Sáb Set 30, 2017 11:30 am

A meu ver, como já citado por alguns colegas em sala e  aqui, o teórico Wallon veio para agregar; somar no âmbito das teorias de aprendizagem. O estudioso, certamente, inovou ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais do desenvolvimento do ser humano. Ele considera a pessoa como um todo. Afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo. O teórico nos mostra que a  emoção, a afetividade, estão sim, presente em todos os momentos, movimentos e circunstâncias de nossas ações. E eu concordo com o seu pensamento, pois é necessário ver o aluno como um todo, de uma forma plena, e a afetividade é a porta de entrada para o conhecimento.

Helen Santos

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Mensagem por Antonia Katiana de Lima Sáb Set 30, 2017 12:16 pm

Wallon, pois acredito que os sentimentos influenciam no desenvolvimento psicológico e motor. Quando a criança ainda não sabe usar a fala, escrita ou etc, ela demonstra através de gestos, choros, sorrisos ou imitações o que ela está querendo transmitir. Para o teórico, o desenvolvimento humano não é linear e contínuo, mas sim uma integração as novas funções somando a outras, adquiridas anteriormente. Ele diz que a pessoa deve ser vista como parte integrante do meio que está inserida. Por exemplo quando a criança se sente reprimida ou tem problemas com a timidez, esses fatores influenciam de forma negativa o aprendizado da mesma. Por isso, nós professores temos um papel fundamental em relação a isso, não podemos deixar de ter essa sensibilidade, observar nossos alunos de uma maneira mais ampla e interna, pois a afetividade é uma grande aliada para o desenvolvimento cognitivo e motor, entender as emoções e ensinar a elas como enfrenta-las é de grande importância. As crianças devem ter esses momentos de interação e socialização, pois é através disso que elas descobrem novas emoções, e nós educadores temos que saber como ajudá-las a lidar com esses descobrimentos emocionais.

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Mensagem por Neide Barbosa Sáb Set 30, 2017 7:14 pm

Oi Katiana, bem vinda ao nosso fórum! Realmente Wallon é mesmo um teórico completo. Sua teoria é humanizada e abrange o ser humano na sua totalidade!
Continue postando!

Neide Barbosa
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Mensagem por emylly.oliveira Dom Out 01, 2017 12:19 pm

Wallon: pois ele coloca a afetividade como principal forma de aprendizagem das crianças e acho que ela não só influencia nisso como em diversos outros fatores e outras situações. E quando ele fala que precisamos sempre manter o equilíbrio nas coisas nas quais fazemos, temos sempre que colocar em uma balança e saber dividir entre as nossas emoções e a razão.

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Mensagem por Leidiane Pereira da Silva Dom Out 01, 2017 6:40 pm

Na minha humilde opinião toda teoria é válida uma vez que ela é como uma corrente que prende -se uma a outra como elos.E como futuros pedagogos e ainda com poucas experiências, tendenciamo-nos ao sentimento e afetividade, claro que isso é de extrema importância também aposto na teoria de Wallon mas com contra peso em Vygitsky dentro de sua teoria da ZDP como mediador dessa aprendizagem que é o que nos propomos como educador. É o que tento aplicar em minha sala de aula um mediador de aprendizagem com afetividade para com seus alunos.

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Mensagem por Neide Barbosa Seg Out 02, 2017 12:58 pm

Olá gente, estou gostando muito dessa atividade, Emylly seja muito bem vinda ao nosso fórum! De fato Wallon é um grande e amado teórico da contemporaneidade. Ele de fato complementa nossa compreensão do que é importante no desenvolvimento humano.
Continue postando querida! vá lá no próximo tópico!!!!

Neide Barbosa
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Mensagem por Rafael Bernardo Qua Out 04, 2017 4:16 pm

As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon são de suma importância para nossa aprendizagem e para que possamos educar nossas crianças. Conhecer sobre o desenvolvimento de uma criança nos traz mais tranquilidade em sala de aula, e isso Piaget e Vygostky nos mostram super bem. Mas apenas conhecer não era suficiente, talvez foi isso que Wallon sentiu, que precisava de algo mais. Wallon abre os olhos de muita gente, principalmente os lhos daqueles que sempre falavam que criança não tem direito de optar em nada, de que criança é apenas uma criança. Pena que poucos trabalham dessa forma, e que nem todos os pais reconhece a existência desses três.

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Mensagem por Rafael Bernardo Qua Out 04, 2017 4:16 pm

As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon são de suma importância para nossa aprendizagem e para que possamos educar nossas crianças. Conhecer sobre o desenvolvimento de uma criança nos traz mais tranquilidade em sala de aula, e isso Piaget e Vygostky nos mostram super bem. Mas apenas conhecer não era suficiente, talvez foi isso que Wallon sentiu, que precisava de algo mais. Wallon abre os olhos de muita gente, principalmente os lhos daqueles que sempre falavam que criança não tem direito de optar em nada, de que criança é apenas uma criança. Pena que poucos trabalham dessa forma, e que nem todos os pais reconhece a existência desses três.

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Mensagem por Marília Rodrigues Qua Out 04, 2017 11:12 pm

Wallon veio como teórico da contemporaneidade e somar valores nas teorias da aprendizagem,pois o aluno tem que ser considerado como um todo,com suas emoções, sentimentos, afetividade e etc.como educadores temos que ter sensibilidade e observar nossos alunos como um todo,com seus valores suas dificuldades e deixar com que eles se expressem e procurar meios de ajudar.

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Mensagem por Kelly Natasha Qui Out 05, 2017 6:48 am

Bom dia! Falar sobre esses grandes teóricos é realmente um prazer. Ambos possuem grande influência para o estudo da aprendizagem humana. Porém, Wallon representa, em minha opinião, o principal pensador capaz de observar o ser humano em sua totalidade. Afinal, somos repletos de razões e emoções. O que nos permite possuir diferentes fases emocionais. Contudo, é essencial que se tenha um equilíbrio entre o que é razão e emoção.

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Mensagem por Pedro Lucas Qui Out 05, 2017 11:56 am

Creio que todos tem certa afinidade por Wallon por ele ir para um lado que não tinha sido explorado por Piaget e Vigotsky, porem que nós como educadores sempre percebemos em nossas crianças, trazer essa dimensão da afetividade para a educação nos abre um leque de entendimentos e possibilidades ao educar, ao ver sua teoria é difícil não lembramos de casos em que um aluno, um conhecido ou até nos mesmos não tenhamos tido dificuldade de aprender algo por causa de uma emoção intensificada por qualquer gatilho naquele momento ou sobre aquele que está a passar o conhecimento, já que o mesmo fala que essas emoções mesmo sendo necessária para o entendimento do ser, podem ser prejudiciais quando intenso.

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Mensagem por Mirela Ozanan Qui Out 05, 2017 6:23 pm

Tenho uma grande admiração por Henri Wallon, suas teorias e experiências vividas. Me identifico muito com o que ele acreditava, na importância que dava ao afetivo, e nas fases de desenvolvimento da criança que ele coloca. Wallon manteve interlocução com as teorias de Piaget e Freud. Ao comparar sua teoria com a de Piaget, os dois se propunham a análise genética dos processos psíquicos, no entanto, Wallon pretendia a gênese da pessoa e Piaget a gênese da inteligência. O método adotado por Wallon é o da observação pura. Considera-se que esta metodologia permite conhecer a criança em seu contexto, “só podemos entender as atitudes da criança se entendermos a trama do ambiente no qual está inserida”. Me identifico por completo com o fato de Wallon enfatizar o papel da emoção no desenvolvimento humano. Segundo Wallon todo contato que a criança estabelece com as pessoas que cuidam dela desde o nascimento, são feitos de emoções e não apenas cognições.

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Mensagem por Jeane Qui Out 05, 2017 6:33 pm

Gosto mais de Wallon e Piaget, mas me identifico mais com Wallon por que além dele trabalhar aprendizagem ele enfoca muito a questão da afetividade, que é um aspecto que muito contribui na aprendizagem.

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Mensagem por Beatriz Oliveira Qui Out 05, 2017 6:37 pm

Na minha opinião todos os teóricos: Piaget,Wallon,Vygotsky tem grande destaque pois suas teorias nos dão embasamento para colocar no cotidiano educacional praticas relevantes no processo cognitivo e afetivo dos educandos. O Wallon veio somar com Piaget complementando as fases do desenvolvimento com afetivo e a mediação, que para mim são fundamentais para o conhecimento.

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Mensagem por Priscila Maria Qui Out 05, 2017 7:02 pm

Wallon, pois ele é um teórico que veio para inovar ao colocar a afetividade como um dos aspectos centrais no desenvolvimento humano. Pois hoje a afetividade é um fator muito importante na aprendizagem da criança. Muitas crianças não tem afeto em suas casas e o professor que faz o seu trabalho com amor leva o afeto aquela criança e ela passa muitas vezes até ter um comportamento melhor, muitas vezes as crianças precisam só de um pouco de atenção. E Wallon trabalha muito bem essa questão do afeto em sala de aula, do afeto como uma forma de aprendizagem.

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Mensagem por samia maria silva de lima Qui Out 05, 2017 7:22 pm

VYTOGOTSKY.....  Quando ele diz: " O homem nasce equipado com certas características próprias  da especie, mas as chamadas funções psicológicas superiores, aquelas que envolvem consciência, intenção, planejamento, ações  voluntários e deliberadas, dependem da aprendizadas.
    todo ser humano já nasce com uma bagagem e aos poucos vão aflorando e se descobrindo junto ao meio que vive e interage com seus conhecimentos já adquiridos,  mas é logico, que durante  todo vida se aprende bastante ....

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Mensagem por Thaina Costa Qui Out 05, 2017 7:48 pm

Wallon pois ele foca muito na afetividade.... E afetividade, carinho e o respeito contribuem de forma mais eficiente para a formação do srt humano tornando sua vida mais harmoniosa com seus semelhantes. É da família o papel de maior importância para a formação da personalidade da criança, familia presente e afetiva contribui com a escola no crescimento individual e coletivo do educando!

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Mensagem por Elenilza Cariri 1988 Qui Out 05, 2017 8:14 pm

Jean Piaget é o autor que mais nos identificamos, pois nos da um norte abrangente do desenvolvimento. Através de seus estágios, conseguimos identificar em qual fase a criança está, como podemos instruí-la e quais as ferramentas podemos utilizar de acordo com o estágio. Nunca desconsiderando a teoria de Wallon. Então, trabalhamos com amor, paciência e afetividade, considerando sempre o momento emocional da criança, favorecendo sua disposição para aprender.

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Mensagem por Francisca Maria De Jesus Qui Out 05, 2017 8:23 pm

Para Wallon a criança é essencialmente emocional e gradualmente vai construindo suas próprias emoções Ele agregou com o que estava faltando junto com Vygotsky e Piaget.

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Mensagem por Ayana Gonçalves dias Qui Out 05, 2017 9:43 pm

Wallon é muito feliz em suas colocações quado fala que a inteligência não é o principal componente do desenvolvimento, mais defende que ela é dividida em três dimensões, motora, afetiva e cognitiva.

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Mensagem por Andréa Citó Citó Qui Out 05, 2017 10:14 pm

O teórico com o qual me identifiquei foi Henri Wallon, por ter uma proposta educacional mais humanizada considerando a pessoa como um todo. Elementos como : afetividade, emoções, movimento e espaço físico se encontram num mesmo plano. Assim o educador não deve se restringir apenas em trabalhar conteúdos, mas a ajudar a descobrir o eu no outro. Essa relação dialética ajuda no desenvolvimento da criança em harmonia com o meio.

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